topo-sjt
:: Gráfica São Judas Tadeu ::


 

Aqui você encontra o significado de diversos termos utilizados no segmento gráfico e de comunicação. Os verbetes estão organizados em ordem alfabética.

RAFF
Palavra inglesa que significa rascunho. É o primeiro ou primeiros rascunhos de um anúncio ou qualquer outra peça publicitária, que mostra como ficar no final do processo de criação e produção.

REDATOR
Profissional de criação especializado na criação e redação de conceitos, títulos e textos. Geralmente, trabalha em dupla com o diretor de arte.

REGISTRO
Em artes gráficas, sinal gráfico cheio de detalhes que registra a posição correta da sobreposição de cada uma das quatro cores que fazem a impressão em quadricromia.

RELEASE
Forma condensada e muito empregada de press-release.

RELEVO
Técnica de impressão que permite imprimir textos e ilustrações em relevo (alto ou baixo), mesmo sem tinta (relevo seco, apenas fazendo contornos no papel) e de lâminas metálicas (hot stamping em ouro, prata, bronze, etc.)

REPRINT
Impressão em pequena escala de anúncio publicado em jornal ou revista, para uso interno e para distribuidores e varejistas.

RETÍCULA
1. Rede de pequenos pontos, que formam linhas, quadrículos e espaços re-gulares, gerando efetivos efeitos especiais nos trabalhos gráficos. 2. Rede de pequenos pontos que permite a existência do meio-tom (ou seja, das tonalidades de cinza) e da quadricromia (na qual o processo se repete, com a presença do meio-tom do amarelo, cyan e magenta).

ROTATIVA
Máquina impressora do sistema de rotogravura.

ROTOFILME
Tipo de fotolito utilizado em rotogravura.

ROTOGRAVURA
Técnica de impressão que utiliza máquinas rotativas, no que o papel em bobinas é impresso quando passa (em alta velocidade) pelos cilindros em que estão gravadas as mensagens.

SANGRADO
Anúncio ou cartaz cujos limites ultrapassam o espaço em que eles estão impressos. Ou seja, o final da folha corta o fundo da mensagem.

SCANNER
1. Equipamento de artes gráficas, computadorizado, que faz a seleção de cores, os fotolitos e rotofilmes. 2. Acessório de computador ou workstation (de DTP, DTR e DTPrint) que permite gravar uma ilustração ou foto na memória do aparelho para iniciar o processo de diagramação.

SELEÇÃO DE CORES
Em artes gráficas, processo de seleção das cores básicas (amarelo, cyan, magenta e preto) para fazer os fotolitos e rotofilmes da quadricromia.

SERIGRAFIA (SILK-SCREEN)
Processo artesanal de impressão, que consiste em fazer a tinta passar para o papel, pano ou outro suporte através de uma tela de seda, náilon ou outro material que possa ser utilizado como matriz.

SLOGAN
Frase-tema de uma campanha ou marca, que procura resumir e definir seu posicionamento.

STRIP
Emenda feita em fotolito ou rotofilme, visando corrigir pequenos erros sem ser preciso refazer todo o material.

 

 
   
:: Gráfica São Judas Tadeu ::
Copyright © 2006 - Gráfica São Judas Tadeu
Fotos: Reinaldo Smoleanschi      •     
Design: Fernando Ramos      •      Redação: Cláudia Marapodi